segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Modesto da Silveira, o gauche


"O jurista Heleno Cláudio Fragoso dizia que Modesto foi quem mais defendeu perseguidos da ditadura. Doente, numa cadeira de rodas, encaminhou pela oposição a votação da anistia em 1979. A análise de qualquer evento relacionado à liberdade naquele período deparará com seu nome. Nas muitas agruras a que o bispo de Nova Iguaçu, D. Adriano Hipólito, foi submetido, lá estava Modesto em solidariedade e em sua defesa. No livro da Gabriela Leite, fundadora da Daspu, há citação do papel do Modesto em favor daquelas profissionais."
 
Em 1984, em meio à campanha pelas Diretas Já, Silvio Tendler lançou o filme ‘Jango’, um documentário sobre o golpe que interrompeu um projeto de Brasil para os brasileiros. Mostrou indícios do papel dos Estados Unidos na intervenção militar em favor dos interesses da classe dominante e do capital internacional. Hoje, com a abertura dos arquivos estadunidenses, há farta prova de que o golpe fora tramado no governo de John Kennedy, morto quatro meses antes de sua concretização.

Tendler prepara outros dois filmes: ‘Militares pela democracia’ mostrará a história dos homens das Forças Armadas que sofreram por se colocar ao lado da legalidade. A truculência do regime militar afetou profundamente as instituições militares. Nem todos os militares torturaram, perseguiram ou mataram; dezenas de milhares foram também perseguidos. O outro filme, ‘Os advogados contra a ditadura’, resgatará a história da advocacia nos anos de chumbo. Ambos terão depoimentos do desassombrado advogado Modesto da Silveira, que nesta semana completou 87 anos. Membro do Conselho de Ética da Presidência da República, Modesto nos assombra com sua vitalidade e agilidade. O jurista Heleno Cláudio Fragoso dizia que Modesto foi quem mais defendeu perseguidos da ditadura. Doente, numa cadeira de rodas, encaminhou pela oposição a votação da anistia em 1979. A análise de qualquer evento relacionado à liberdade naquele período deparará com seu nome. Nas muitas agruras a que o bispo de Nova Iguaçu, D. Adriano Hipólito, foi submetido, lá estava Modesto em solidariedade e em sua defesa. No livro da Gabriela Leite, fundadora da Daspu, há citação do papel do Modesto em favor daquelas profissionais.

Carlos Drummond de Andrade começa o ‘Poema de sete faces’ dizendo: “Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: ‘Vai, Carlos! ser gauche na vida”. Gauche, em francês, tanto pode significar esquerda, quanto errado ou desajeitado. Naqueles tempos de extremos, Modesto encarnou um dos significados que se dão à ‘esquerda política’ hoje: a defesa da vida, da liberdade e dos direitos humanos. É gauche neste sentido!

Chico Buarque, na música ‘Até o fim’, disse que “Quando nasci veio um anjo safado, o chato dum querubim, e decretou que eu tava predestinado a ser errado assim”. Com Modesto da Silveira foi diferente. Um anjo bom lhe disse quando nasceu: “Vai ser Modesto na vida”. Modesto da Silveira, pelo compromisso com a justiça e pelo brilhantismo com que sempre atuou, não precisaria ser modesto. Mas o é.



Publicado originariamente no jornal O DIA, em 26/01/2014, pag. 14. Link: http://www.aleatorystore.com.br/?gclid=CJv2lfDInrwCFQto7AodeScA0Q

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário