segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Banho de mar

 
“Assim como o futebol, de onde estão sendo afastados os trabalhadores, o turismo também tem origem com esta classe social. Lazer é vocábulo com a mesma origem da palavra lícito. Lazer é o ócio lícito; é o ócio após o trabalho. O turismo tem origem na Inglaterra e se relaciona ao descanso semanal remunerado dos trabalhadores, conquistado após a Revolução Industrial. Para o vilarejo de Blackpool, na costa do Mar da Irlanda, próximo ao Lago Negro, missionários levavam trabalhadores com suas famílias na folga semanal a fim de evitar que se metessem em bebedeiras ou confusões. A aldeia cresceu desde o século XVIII, quando iniciaram os passeios dos trabalhadores levados pelos religiosos, e sua história remete à inclusão social e ao reconhecimento do direito ao lazer coletivo. A exclusividade pode ser aproveitada em propriedades particulares, resorts ou clubes. O sol e a praia são de todos”.

Cada verão no Brasil fica marcado com uma característica: no Rio já tivemos o verão da lata, quando um navio com 22 toneladas de maconha enlatada, descoberto pela polícia, despejou em alto mar toda a carga, inundando as praias do sudeste com o produto que passou a ser recolhido na costa pela Marinha, pela polícia e por usuários. Já tivemos o verão do topless, o verão do apito e outros diversos. O verão deste ano se caracteriza pela falta d´água e pelas manifestações excludentes.
Mineiro que sou, não consigo compartilhar com cariocas a sensação que tive ao ver o mar pela primeira vez, na infância. A pergunta que fiz ao meu pai pode parecer risível, mas expressa o assombro diante do novo: qual a distância até o outro lado?  Flávio Venturini, mineiro e membro do Clube da Esquina, na música `Todo Azul do mar´, nos dá dimensão de tal ocorrência quando canta `Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar´.
No Rio de Janeiro se propôs, ainda que por poucas horas, a cobrança de entrada para as praias e no estado do Espírito Santo um prefeito reclamou dos turistas que gastam pouco dinheiro na cidade. No Brasil-colônia e no império as praias não despertavam interesse, tanto que as construções à beira-mar eram edificadas de costas para a orla marítima e de frente para a montanha. O Palácio do Catete, com fundos para a Praia do Flamengo, é o melhor exemplo na nossa cidade. A questão central da controvérsia não é o apossamento das praias pelo povo, porque a ele pertence, mas como convivermos com pessoas cujos gostos, formas de prazer e classe não sejam os nossos; como promover inclusão social e convivência respeitosa na diversidade.
Assim como o futebol, de onde estão sendo afastados os trabalhadores, o turismo também tem origem com esta classe social. Lazer é vocábulo com a mesma origem da palavra lícito. Lazer é o ócio lícito; é o ócio após o trabalho. O turismo tem origem na Inglaterra e se relaciona ao descanso semanal remunerado dos trabalhadores, conquistado após a Revolução Industrial. Para o vilarejo de Blackpool, na costa do Mar da Irlanda, próximo ao Lago Negro, missionários levavam trabalhadores com suas famílias na folga semanal a fim de evitar que se metessem em bebedeiras ou confusões. A aldeia cresceu desde o século XVIII, quando iniciaram os passeios dos trabalhadores levados pelos religiosos, e sua história remete à inclusão social e ao reconhecimento do direito ao lazer coletivo. A exclusividade pode ser aproveitada em propriedades particulares, resorts ou clubes. O sol e a praia são de todos.
Mais que ir à praia, as populações que moram fora da orla, seja no subúrbio ou no interior, tomam banho de mar, num deleite deste meio democrático e barato de prazer que a natureza nos oferece.
 
Publicado originariamente no jornal O DIA, em 01/02/2015, pag. E6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário