“É
estranho que a escola, espaço de socialização e educação para a cidadania, não
propicie certos serviços aos alunos a fim de lhes possibilitar busca de solução
de seus problemas. Quando estudante secundarista, as escolas tinham um Serviço
de Orientação Educacional (SOE) com pedagogos, psicólogos e assistentes
sociais; nenhum médico ou enfermeiro. Ciente de que uma professora fora
denunciada pelo SOE aos órgãos de informação e repressão, soube da finalidade
daquele serviço e compreendi a seletividade de seu poder disciplinar, que
distinguia os atos de rebeldia próprios da adolescência dos atos potencialmente
nocivos ao regime empresarial-militar que vigia”.
Em crônica alusiva aos 50 anos do
Parque do Flamengo, Ruy Castro escreveu que em suas aleias botou óculos pela
primeira vez, “só então descobrindo que as árvores tinham milhões de folhas”. A
experiência deve ser comum a todos que não sabiam ter alguma debilidade visual
até o dia em que se buscou a correção. A caminho da faculdade, num crepúsculo
do dia, dei-me conta da dificuldade em enxergar o número do ônibus. Tardiamente
li seu destino e fiz o sinal. Mas a proximidade e a velocidade impediram sua parada.
Depois de minha primeira consulta a um oftalmologista, descobri-me míope e, ao
colocar os óculos, vi que o mundo não era desfocado, tinha cores e matizes
diversos.
Desde o começo de minha vida escolar
já deveria ser míope. Aluno interessado nas aulas, sempre sentei na primeira
fila, o que me possibilitava enxergar o quadro e melhor rendimento escolar.
Imaginava que o pessoal do fundo da sala tinha desempenho medíocre, tão só, por
não prestar atenção. Em minhas incursões por aquele espaço não me restava outra
coisa senão participar da bagunça, pois mal enxergava o quadro e nada do que
nele fosse escrito. Não sei se o pessoal do fundão também era míope ou apenas
bagunceiro. Mas suas notas não eram boas.
É estranho que a escola, espaço de
socialização e educação para a cidadania, não propicie certos serviços aos
alunos a fim de lhes possibilitar busca de solução de seus problemas. Quando
estudante secundarista, as escolas tinham um Serviço de Orientação Educacional
(SOE) com pedagogos, psicólogos e assistentes sociais; nenhum médico ou
enfermeiro. Ciente de que uma professora fora denunciada pelo SOE aos órgãos de
informação e repressão, soube da finalidade daquele serviço e compreendi a
seletividade de seu poder disciplinar, que distinguia os atos de rebeldia
próprios da adolescência dos atos potencialmente nocivos ao regime
empresarial-militar que vigia.
Com a redemocratização, o serviço foi
extinto, sem a implantação de outros em prol dos alunos. Ao contrário, em
muitas escolas públicas faltam professores, e alguns são obrigados a dar aulas
de diversas matérias, das quais não têm formação. A única política que se
intensificou foi a de repressão militar aos reclamos dos professores. A
Educação no Brasil continua a ser caso de polícia.
Publicado
originariamente no jornal O DIA, em 01/11/2015, pag. 18. Link: http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2015-10-31/joao-batista-damasceno-educacao-para-a-cidadania-nao-e-caso-de-policia.html
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